Modelo atende grandes vãos e fabricante dispõe de kit de porta sob medida para serralheiro

Modelo atende grandes vãos e fabricante dispõe de kit de porta sob medida para serralheiro

Modelo atende grandes vãos e fabricante dispõe de kit de porta sob medida para serralheiro

Neste primeiro artigo da série que passamos a publicar em Contramarco sobre os diversos tipos ou modelos de portas disponíveis, o destaque fica com a porta de enrolar — muito utilizada em prédios comerciais e industriais e que pode contar com um sistema inteligente e moderno, com recursos automatizados.

Entre os modelos de portas existentes nas fachadas de muitos pontos comerciais, os mais conhecidos são portas de vidro (Blindex), portões basculantes e portas de enrolar manual ou automática. Destes modelos, a mais segura e confiável é a porta de enrolar automática por se tratar de uma porta metálica e robusta. O automatizador aciona diretamente o eixo da porta, dispensando o uso de molas (comum nas portas de aço convencionais) e/ou contrapesos laterais (utilizados nos portões do modelo basculante).

Dois modelos — Basicamente, a porta de enrolar está disponível em dois modelos: esteira grill e perfil meia cana.

O modelo esteira grill é totalmente manufaturado. A porta é construída em forma de tijolinho ou junta prumo, com material 100% galvanizado que pode receber pintura eletrostática ou ser instalada apenas com o tratamento galvanizado.

O modelo perfil meia cana pode ser transvision (microperfurado), estampado (oblongo) ou em lâminas cegas (sem qualquer furação ou estampa).

“As portas de enrolar têm uma aparência inovadora por utilizar lâminas abaloadas, tipo meia cana, que proporcionam no mesmo perfil beleza e segurança, além da opção de já sair de fábrica com pintura eletrostática personalizada na cor padrão do estabelecimento do cliente”, destaca Marcos Favaretto, diretor executivo da Tecnoportas, fabricante especializada que conta com um amplo portfólio de modelos de portas, sendo considerada a maior fábrica de portas de aço automáticas em atividade no Brasil.

Onde aplicar — As portas de enrolar produzidas pela Tecnoportas atendem grandes vãos de aberturas, podendo chegar a até 15m de largura por 10m de altura em uma única porta, sem colunas intermediárias. “Esta característica proporciona maior conforto ao abrir e fechar, sem requerer esforço físico para remover as colunas das portas de mola tradicional”, explica Favaretto.

Instalação/tempo de montagem — A instalação da porta de enrolar é muito prática e simples, segundo o diretor da Tecnoportas. “Basta o serralheiro ter noções básicas de medidas, nível e prumo”, diz ele, acrescentando que o tempo gasto para a instalação de um Kit Porta de Enrolar no cliente final depende do tamanho da porta e do estado em que se encontra a obra. “Mas em geral, um serralheiro e um ou dois ajudantes conseguem instalar a porta num período de três horas a sete horas”, diz, informando que a fabricante disponibiliza um vídeo no canal que mantém no YouTube, no qual apresenta o passo a passo de instalação do Kit Porta de Enrolar (acessar o endereço internet www.youtube.com/watch?v=FC0xZz8vLe8). No site da Tecnoportas também é possível conhecer todos os detalhes do Kit (acessar tecnoportas.com.br).

Manutenção — As portas de enrolar automáticas não requerem manutenção preventiva, pois não utilizam molas e sua estrutura é robusta e confiável. “Mas para o bom funcionamento é imprescindível que o serralheiro instale a porta de maneira correta”, observa Favaretto.

Vantagens — Produzida em aço galvanizado, aco inox ou alumínio, a porta de enrolar automática pode receber pintura eletrostática de diversas cores ou ser instalada natural, sem pintura. “A grande vantagem desta porta é que não utiliza molas, as lâminas se enrolam diretamente em um tuboeixo dimensionado conforme o tamanho da porta”, explica o executivo da Tecnoportas. “Esse eixo é tracionado por um motorredutor devidamente dimensionado para suportar o peso da porta”. O fato de não utilizar molas diminui consideravelmente os problemas e a necessidade de manutenção da porta. “Este modelo de porta dispensa o uso de graxa nas guias por conterem um pvc autolubrificante e um sistema de trava-lâminas, recursos que não deixam as lâminas correr nem gerar atritos no fundo das guias”.

Automatizador — Não existe no mercado nacional fabricantes de automatizadores de portas de enrolar, todos são importados da China ou de Taiwan. “A questão é que, quando se trata de um produto não fabricado no Brasil, temos que ter o cuidado de escolher um fabricante e importador confiável, pois esse tipo de situação geralmente atrai aventureiros que entram no mercado com produtos de baixíssima qualidade para terem maior lucratividade”, alerta Favaretto, salientando que, muitas vezes, “o produto é tão ruim que quando começa a dar problemas o importador desaparece do mercado, deixando a impressão de que o produto no geral não é confiável”.

A Tecnoportas, preocupada em fornecer o que há de melhor em tecnologia e durabilidade, informa que passou a importar com exclusividade para a América Latina “o melhor e mais confiável automatizador do mercado, com a marca Tecnomatic já devidamente homologada e certificada no Brasil pelo Inmetro”. O automatizador Tecnomatic é utilizado nas portas fabricadas pela Tecnoportas e também é comercializado para vários fabricantes e revendedores de menor porte espalhados pelo Brasil. “Esta estratégia tornou a marca Tecnomatic líder de mercado”, completa o diretor.

Kit porta sob medida — A fabricante fornece a porta de enrolar sob medida em Kits para serralheiros, que podem revender e instalar o produto em seus clientes. O Kit da Tecnoportas é fornecido com todo o material necessário para a instalação no cliente final, bastando que o serralheiro informe o tamanho correto da largura e da altura do vão no qual a porta será instalada. Com estas informações, a Tecnoportas dimensiona o material mais apropriado para a porta, incluindo a espessura recomendada, em chapa 22 ou chapa 20.

Opcionais — O Kit padrão vem com motor, lâminas, guias laterais, soleira, eixo e testeiras laterais. A Tecnoportas disponibiliza vários acessórios que podem acompanhar o Kit, deixando a porta mais completa e aumentando sua durabilidade pelo fato de diminuir o atrito e barulho. Estes acessórios opcionais são: sistema antiquedas, antiesmagamento, pintura eletrostática, central de controle remoto, infravermelho, pvc autolubrificante para as guias, borracha de vedação para as soleiras, trava-lâminas, portinhola de acesso, alçapão de emergência, timer de abertura e fechamento programado, e aplicativo para acionamento a distância (APP).

Garantia — Como a Tecnoportas fornece apenas o Kit da porta e a instalação é feita pelo serralheiro revendedor, a garantia é de balcão, ou seja, o revendedor instalador fica responsável por retirar e enviar à Tecnoportas os produtos a serem consertados e ou substituídos. “A garantia dos Kits é de dois anos, inclusive do automatizador, o que proporciona segurança aos nossos revendedores de estarem oferecendo a seus clientes um produto de qualidade, produzido com os mais severos controles de qualidade de uma fábrica homologada ISO 9001”, finaliza o executivo da empresa.

 


 

 

Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Tecnoportas © 2018. Todos os direitos Reservados.